TeX/LaTeX

“TeX é um programa designado para composição dos documentos que contém muitas expressões técnicos e matemáticos, com alta qualidade tipográfica” (http://www.tug.org/docs/html/ptr-faq.html).
 

Breve história do TeX

Breve história do TeX Donald Kunuth (pronuncia: “kanuti”?) da Universidade de Stanford é um especialista na arte de programação (também com bom conhecimento matemático). No ano de 1977, ele estava discutindo e experimentando a editoração pelo computador. Neste mesmo ano, a editora encarregada do segundo volume do seu livro A Arte de Programação do Computador, enviou um preprint do livro. Decepcionado pela sua baixa qualidade, Kunuth decidiu concretizar sua idéia: Implementar um sistema computacional eficiente para editoração, hoje conhecido como sistema TeX (pronuncia: “tequi”). Como não existia uma fonte adequada para documentos técnicos e científicos, ele decidiu fazer design das fontes e implementar um sistema de fontes eficiente para ser usado no TeX. Esta fonte é conhecido como fonte “Computer Modern” e o sistema de fontes é conhecido como “metafont”. O sistema TeX ficou pronto em 1982 e o sistema de metafont em 1984. A fonte Computer Modern foi conlcuido um ano depois, em 1985. O macro (configuração) que Kunuth usou para editar o seu livro foi distribuido junto com TeX e recebeu o nome de “plain TeX”. O sistema TeX é formado pelo conjunto de programas para processar o documento de forma automatica e eficiente, mas precisava do conhecimento de editoração para produzir documentos de qualidade. Com o intuito de permitir diagramação dos documentos científicos de qualidade profissional sem que necessite do conhecimento específico da editoração, foi iniciado um projeto para devenvolver macros (configurações) novos para TeX. O grupo foi coordenado pelo matemático Leslie Lamport do DEC ( Digital Equipment Corporation), especialista em computação (LTA – lógica temporal de ações, usado na modelagem dos para sistemas concorrentes e reativos). O projeto foi concluido em 1985 e recebeu o neme de “LaTeX” (pronuncia: “la-tequi”). O projeto LaTeX 3 liderado pelo Frank Mittelbach foi responsável pela melhoria do LaTeX desenvolvido pelo Lamport, corrigindo e incrementando o macro. O grupo de LaTeX 3 Lança o LaTeX2e (pronuncia: “latequi dois e”) em 1994.


 O LaTeX é um conjuto de macros criadas para o TeX, sendo continuamente aprimorado, especialmente através da criação de novos pacotes. De fato, qualquer pessoa com conhecimento suficiente da linguagem pode criar novas funcionalidades para o sistema, e disponibilizá-las na Internet para pessoas que precisem da função em questão, não existente previamente. Dessa forma, muitas necessidades locais que surgem no decorrer do tempo, dependendo da sua natureza, podem ser solucionadas através de um novo pacote, permanecendo o núcleo do sistema LaTeX inalterado, liberando os desenvolvedores para focarem seus esforços em realmente melhorar o programa, e não solucionar diferenças regionais.

Os muitos pacotes criados para o LaTeX são essenciais para que os usuários do sistema tenham maior liberdade na criação dos documentos. Muitos pacotes nem sempre adicionam novas funcionalidades, mas modificam o tratamento padrão dado a certas funções, criando mais diversidade de apresentação visual para o universo dos documentos produzidos em LaTeX. Pacotes podem ser obtidos através da CTAN

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s